quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O SAMBA REFINADO DE PAULINHO


O samba é o nosso rock and roll: não morre jamais !

E olha que já tentaram de tudo para assassiná-lo. Ele já foi sambão, sambinha, samba-jóia, partido-alto e já descambou para o “samba-nojo”, o “pagodinho de butique”, enfim, distante de todos os modismos e deselegâncias praticadas contra o samba, ele, sempre ele, soberano há mais de quarenta anos, se mantém no topo da composição e da execução do verdadeiro samba brasileiro: Paulinho da Viola.

Avesso às vicissitudes das celebridades e dos heróis de quinze minutos, Paulinho vive uma vida familiar, reclusa, entretido com a carpintaria; de móveis e de canções irrepreensíveis.
Sua obra não tem “baixos”, seus discos não são “contratuais” apenas, sua exposição é controlada. Na verdade, Paulinho é um compositor profissional, sim, mas com todo o frescor e graça que um amador possui.

Sua criação não é banal, não é descartável, não é imediatista e não é babaca como quase todo o entretenimento de massa. Ele não é da “massa”, mas difícil encontrar alguém que, no mínimo, não respeite muito sua obra.

Paulinho da Viola jamais se deitou na fama, jamais jogou com o nome, exceto na sinuca, onde dizem ser fera. Não grava nada se não tem algo a dizer, não tem opiniões polêmicas, não vem encher a nossa paciência com modismos e estratégias de marketing de última hora, enfim, é um artista elegante, fino, como suas melodias e harmonias.
Seu samba é quase cool, é quase triste, e é lírico.

Esta há anos-luz dos seus 64 anos e da concorrência, dentro do seu estilo-o samba tradicional-, mas passeia também por canções delicadas e profundas, como Sinal Fechado, Retiro, Coisas do Mundo Minha Nega com absoluta maestria.

O oportuno lançamento deste MTV Acústico (mas ele não foi sempre acústico ?) realça toda a qualidade da sua música em novas versões e traz quatro composições inéditas. Temos a espetacular Para Um Amor No Recife, a filosófica Pecado Capital, Timoneiro, Coração Leviano, Nervos de Aço...

A música de Paulinho é bem pouco conhecida ainda, em comparação aos quase débeis grupinhos de pagode jovem e ao mega-star do samba, o inócuo, insípido, inodoro e etílico Zeca Pagodinho, mas antes tarde do que nunca. A MTV assassinou uma geração inteira de jovens, mas também dá suas “bolas dentro”, têm produzido bons acústicos e feito esses CDs/DVDs serem bem vendidos, o que não deixa de ser uma grande alegria cultural para nosso país.

Se você não conhece a obra de Paulinho da Viola, não se conforme com isso. Pode começar com esse acústico. Com toda certeza vai ser somente um aperitivo ! Até porque, fechando com uma frase sua : "As coisas estão no mundo/Mas eu preciso aprender."

Segue um link para que se conheça o disco, mas não deixe de comprar depois, especialmente o DVD com sete músicas a mais.