quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ROCK ´N´ ROLL

Não ganho nada para falar de música. Raramente ganhei LP, K7, CD ou DVD de gravadora e, há muito tempo, nem é a música que me sustenta, se é que um dia isso aconteceu.



Detesto produto pirata; pela qualidade repugnante e pelo que está por trás da “indústria” mas sou fã do download. Muito do que “baixo” compro e quase tudo o que ouço, dos últimos quinze anos para cá, e que é vendido como “novo”, “genial”, “uma puta atitude” ou “o novo fulano de...” me irrita, me entristece e me faz concluir : como é bom ser velho !!!



Com meus 39 anos de idade, estive com minha esposa Regina, e meus queridos amigos Vitor e Fabiana no show do Erasmo Carlos, em São Paulo.



E olha que hoje em dia, devido ao excelente trabalho da gravadora Coqueiro Verde e do filho de Erasmo, Léo, que tem cuidado da sua carreira, o Tremendão está na moda. Qualquer babaca que quer mostrar “atitude” ou “profundidade” tem como cartilha básica citar Erasmo. Óbvio que Erasmo precisa mesmo ser citado sempre e não por um modismo passageiro que logo traz outro gênio relâmpago a ser laureado.



Alegra-me conhecer (e ter) todos os seus CDs, pois reconheço ali tanto material maravilhoso que pode sempre ser garimpado para um trabalho ou outro que eu venha a realizar com meus amigos. Alegra-me acompanhar seus discos novos, especialmente os três últimos: Pra Falar de Amor, Santa Música e Rock ´n´ Roll e constatar que as grandes novidades nem sempre vem acompanhadas de enormes campanhas publicitárias, discursos modernosos arrojados e caras de bunda falsificadas e desbotadas de cada temporada.



O show foi um arraso: Aos 68 anos, o Tremendão mostra que se existe um rock brasileiro, ele se deve á força, criatividade, energia e simplicidade do seu trabalho honesto, inspirado e bem-humorado. Muito menos comprometido com o sistema do que o parceiro Roberto, Erasmo é um cara que se permite ser livre, experimentar, colocar três excelentes guitarristas num palco e tirar um puta som. Divertir o público, se divertir e tocar muita música boa.



Seis delas estão no novo CD, Rock ´n´ Roll. No mais, sucessos escolhidos nos seus 50 anos de carreira e uma versão psicodélica-pesada de Quero Que Vá Tudo Pro Inferno, tema que Erasmo, com sua fama de mau não poderia deixar esquecido pelo bom Roberto.



Adoro estes Carlos e tudo o que eles fazem na história da música brasileira. No complemento de suas personalidades, aparentemente tão opostas reside o segredo que envolve centenas de canções que jamais deixarão de ser tocadas ou lembradas...por todos os séculos...amém...



quarta-feira, 14 de outubro de 2009

LÁ VAI O BRASIL DESCENDO A LADEIRA

Quem é que paga esta conta ???



Escrever tem sido um ato heróico hoje em dia.

Primeiro porque quase tudo o que precisava ser escrito, já o foi. Segundo porque é preciso policiar as palavras, os pensamentos e até piadas. A imbecilidade hipócrita do “politicamente correto” é a patrulha de plantão.

Enquanto isso, nossa sociedade, a cada dia que passa, bate recordes absolutos de falta de ética, respeito ao próximo, hipocrisia e desinteresse coletivo pelo bem estar.

Deixamos de ser pressionados por militares ignorantes que perseguiam até o Odair José para sermos escravizados por aproveitadores do sindicalismo pelego, criminosos organizados em todos os escalões, bandidos profissionais travestidos de agricultores, assassinos que mal sabem segurar enxadas que aviltam e amedrontam colonos e lavradores, patrocinados por ONGs fantasmas e pela própria máquina governamental, senadores imortais, dentre tantos artigos nojentos dessa infinita fábrica de horrores.

Eu detestei a ditadura militar assim como detesto essa república corrupta, incompetente, hipócrita, aproveitadora e vergonhosa que se apossou do Brasil e anseio, quase como uma utopia que, um dia, pessoas honestas, que trabalham para viver e não estejam somente preocupadas em encher o rabo de poder e dinheiro (geralmente roubado daqueles que nem acesso às “benesses” do bolsa-família possuem) recebam a glória de vencerem uma eleição, sem enganar o povo com marqueteiros cafajestes e honrem o compromisso assumido, governando uma nação com Justiça, decência, caráter e ética.

E que todos os ditadores, mensaleiros, assassinos, torturadores, falsos líderes de massa, funcionários fantasmas, profissionais das greves, corruptos, corruptores, traficantes, usuários, ladrões de todas as falanges e escalões, falsos comunistas e incompetentes em geral, possam refletir sobre seu papel nesta desastrada aventura chamada história do povo brasileiro.

Cortando esse assunto repugnante, comunico que este blog voltará a tratar de música e terá sua versão podcast, em breve, com conteúdos atualizados e muita, mas muita música de todas as (boas) fontes do mundo para abastecer a nossa ânsia por alegria e amor !!!