quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MU # 6


Toca Raul !!!



A edição #6 do Melodia Universal é a mais rock & roll de todas.



Desde o timbre da voz, levemente saturada, até a seleção musical com temas diversos e polêmicos, como a morte, o sexo e a ligação espiritual que todos estes elementos da vida, em si, possuem.



Não é um programa de doçura e sim de poesia, profunda ou direta, e revelações valiosas.



Tentamos sair do lugar-comum da mera citação estereotipada da obra de Raul Seixas para amplificá-a naquilo que ela tem de melhor: a integridade e a busca de uma expressão do ser humano diante da sua existência.



Algumas palavras do próprio compositor trazem elucidações importantes de algumas de suas mais interessantes criações. Nem gênio nem maldito, mas um valioso talento da música brasileira.



Ampliamos a participação do ouvinte, com a sessão ocasional “As Músicas do Seu Coração”, trazendo cinco canções sugeridas pela nossa audiência, nesta edição pela Fabiana Valentini, além do fixo, A Hora da Audiência.



A Melodia continua soando pelo Universo...sem parar !!!


Set List

  1. Todos Estão Surdos – Roberto Carlos

Pequeno Especial Raul Seixas

  1. Trem das 7 – Raul Seixas

  1. Água Viva – Raul Seixas

  1. Gita – Raul Seixas

  1. A Cruz – Carlos Dafé

  1. Só – Luiz Melodia

Hora da Audiência


  1. Superstition – Stevie Wonder

  1. O Tapeceiro – João Alexandre

Alvo/Caminho/Vida & Morte


  1. Alvo Certo – Dadi

  1. A Luz da Criação – Aden Santos

  1. Não Tenho Medo da Morte – Gilberto Gil

  1. Canto Para Minha Morte – Raul Seixas

As Músicas do Seu Coração por Fabi Valentini


  1. Foi Deus Quem Fez Você – Amelinha

  1. A Maçã – Raul Seixas

  1. Jesus Is Love – Commodores

  1. Viagem – Taiguara

  1. If I Can Dream – Elvis Presley


http://www.thelos.org.br/site/programa-06.html


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MU #5

Opera Rock Jesus Christ Superstar é tema de especial.


Aden no ensaio do Vertical Bonanza, janeiro de 2010.


Elaborar, preparar, executar e montar este programa foi muito trabalhoso, certamente o mais trabalhoso até aqui, porém fiquei muito satisfeito com o resultado final.

Em primeiro lugar porque penso ter encontrado um novo patamar de qualidade técnica e, conseqüentemente, sonora, utilizando softwares mais profissionais na pós-produção. E isso deve melhorar no próximo programa, onde passarei a executar quase todas as etapas numa nova máquina.

Em segundo, e o mais importante, penso ter atingido uma unidade muito sólida de conteúdo. A qualidade das músicas não poderia gerar outro resultado.

E mais ainda, este programa traz a primeira experiência interativa do Melodia Universal, com a inauguração da sessão Hora da Audiência, com sugestões de músicas enviadas pelos ouvintes. Traz ainda depoimentos a respeito do filme Jesus Cristo Superstar.

Espero que vocês gostem, pois me empenhei e me emocionei de verdade na realização !

Sinto-me honrado pelo Pai.


Set List

Especial Jesus Christ Superstar

- The Temple - MCA Original Cast Recording
- Everything´s Alright/I Don t Know How To Love Him – Yvone Elliman & Ian Gillan
- Depoimentos sobre o filme
- Ghetsemani (I Only Want To Say) – Ian Gillan
- Depoimentos sobre o filme
- Tente Não Pensar – Cecília Becci
- Ghetsemani (Versão em português) – Rodrigo Balán

Hora da Audiência

- É O Que Me Interessa – Lenine
- Chama – Roupa Nova

MU Tracks

- Redemption Song – Johnny Cash & Joe Strummer
- People Get Ready – Jeff Beck & Rod Stewart
- One Love/People Get Ready – Bob Marley & The Wailers
- É Preciso Saber Viver – Roberto Carlos, Erasmo Carlos & Wanderléa (Raridade)
- Força Estranha – Roberto Carlos
- O Amor – Gal Costa
- As Músicas do Seu Coração – Vertical Bonanza


http://www.thelos.org.br/site/programa-05.html

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TOCA RAUL !!!


Há alguns anos, “Toca Raul !” era um “bordão” muito utilizado pelo meu amigo-parceiro Daniel “Lanchinho” quando íamos assistir aos shows dos amigos pelos palcos e botecos de São Paulo.


Hoje isso é quase um jargão nacional, repetido a exaustão, de barzinhos empoeirados a grandes palcos consagrados. Até no show dos Paralamas o Herbert Vianna mandou um “viva a sociedade alternativa...” para deleite da platéia dos jovens “quase quarentões”, como eu, aliás...


Não sei se foi o Daniel que inventou isso, só não me lembro de ter ouvido alguém dizer isso antes dele.


O certo é que Raul se foi há vinte anos e a cada dia que passa, fica mais vivo. Dividendos para seus herdeiros, advogados e novas gerações descobrindo os mistérios e mágica de sua música.


Certamente Raul foi um artista um tanto à frente de seu tempo.


Possivelmente tenha nascido mesmo há 10.000 anos atrás.


Nada disso é impossível, ou mesmo explicável, quando se trata de Raul Seixas. Melhor é não tentar entender. Bom é ouvir, (re)descobrir.


Fui um adolescente fã de Raul, daqueles de usar camisetas e ter todos os vinis disponíveis nos anos 1980.


Curiosamente gostava mais da fase pós-Philips, dos discos da fase Warner. Os primeiros, apesar de gostar, me assustavam um pouco. Me identificava mais com a fase “Maluco Beleza” do que com “Gita”.


Passado tanto tempo, consigo entender que aquele artista (e ser humano) estava no seu caminho evolutivo em direção, infelizmente, ao seu fim.


Caras como Raul sofreriam muito num mundo como o de hoje, se não conseguissem transcender as suas próprias dificuldades. Não só as coisas do alcoolismo (isso é curável), mas principalmente com a integridade e profundidade das linhas que escrevia e interpretava em suas canções.


É uma pena ! Um ser humano sensível e talentoso a menos. Um pai, um marido, um filho, um amigo...se fosse meu pai preferia ele vivo, perto e bem...mas a vida, definitivamente, não é como a gente gostaria.


Deixemos de coisa e sigamos de encontro ao melhor de tudo isso: sua música !


Até porque: “ ...O que você tem pra dizer / Ouvi há cem anos atrás/ O que eu faço agora / Você não sabe mais...”


Deixa eu calar a minha boca e curtir esses CDs remasterizados, após tantos anos de silêncio de Raul em meus ouvidos.


Claro que é melhor uma obra sempre relançada do que fora de catálogo, mas a gravadora poderia disfarçar um pouco sua ânsia de ganhar dinheiro e fazer, pelo menos, um encarte-livro, com fotos, material inédito e caprichar mais nos bônus-tracks, afinal o preço de R$ 100,00 não é exatamente uma bagatela que todos podem dispor.



Toca Raul !!!!


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sá, Rodrix & Guarabyra voltam com CD inédito

Sá, Rodrix & Guarabyra


Não é bom copiar reportagens, mas vou citar parte desta do Uol:



"Quando Zé Rodrix morreu, em maio passado, todas as canções que surgem agora em "Amanhã" já estavam compostas, gravadas e mixadas.

O álbum, primeiro de inéditas de Sá, Rodrix & Guarabyra desde a dissolução do trio em 1973, esclareceria que o retorno inaugurado no Rock in Rio de 2001 --e que renderia na sequência o ao vivo "Outra Vez na Estrada"-- não seria efêmero.


Os três seguiriam juntos dali. "Amanhã" foi oferecido a gravadoras assim que ficou pronto, em novembro de 2008. Nenhuma se interessou. Aceitariam, isso sim, se em vez de inéditas o disco trouxesse, de novo, repertório retrospectivo.


"Com a multiplicação de réplicas da mesma coisa, as gravadoras entraram num beco sem futuro", diz Guarabyra. "Em consequência, naturalmente o gosto da população, que já consumiu largamente estilos mais variados e muito sofisticados, perdeu o apuro."


Sá, Rodrix e Guarabyra não toparam refazer o que já estava refeito. Compuseram sete das 12 faixas de "Amanhã" especificamente para o disco. As outras cinco já estavam prontas antes da retomada, mas não haviam sido registradas pelos três.


"Não só novas bandas de rock rural, mas novas bandas de todos os estilos que não sejam aqueles que as gravadoras, insuperáveis em mediocridade, considerem comerciais, não terão vida fácil", rebate Guarabyra. "Vai levar tempo para que o público tenha acesso novamente à imensa diversidade da música brasileira."


Essas coisas são de dar vergonha, asco, ânsia de vômito, sei lá...


Interessante é que estas "gravadoras" que devem estar infestadas de caras que pegam "bola" e montam esquemas para promover qualquer bomba e se darem bem, ou de incompetentes de toda lavra que raramente sabem fazer um acorde estão afundando e levando junto com elas uma enorme safra de artistas condenados aos ostracismo porque não fazem o joguinho sujo do jabá, da mentira e da promoção a qualquer custo.


Uma pena que destruiram um propósito tão bacana como era o de promover um saudável negócio da música.


O Zé infelizmente morreu, muito cedo pro meu gosto...a ética, o caráter e a inteligência...bom, quem quer saber disso ???


Minha opinião não vale muito...só precisava deixar isso registrado...ah, o Sá e o Guarabyra, que já ajudaram a Globo e a Som Livre a vender bastante disco de trilha sonora de novela, poderiam publicar a lista dos ratos idiotas que não quiseram lançar este trabalho...



Tomara que venda um montão pelo independente !!! Eu compro dois...