quarta-feira, 19 de maio de 2010

MU #12

Ronnie James Dio



MU #12, em formato enxuto, aborda um tema peculiar: o vizinho. Mas como que este “próximo” tão incômodo ou subestimado pode virar música ? Ouça por aqui.




Uma homenagem a Ronnie James Dio, um dos maiores cantores de todos os tempos. Um herói da música que não morreu de overdose mas nos faz lembrar que boa parte de uma geração inalcançável de artistas começa a chegar ao final.



O que será do mundo com a herança do rap americano moderno, dos “coldplays” da vida (não que seja ruim, mas...acho que você me entende...) e dos artistas que derretem quando expostos ao sol ?



Melodia Universal, música atemporal, passado, presente, futuro & emoção !!!



SET LIST



  1. Move By Yourself – Donovan Frankenreiter
  2. Ama O Teu Vizinho Como A Ti Mesmo – Sá, Rodrix & Guarabyra
  3. O Quintal do Vizinho – Almir Sater
  4. Close To You – Silvana Stiévano (Hora da Audiência)
  5. It Must Be Love- Madness
  6. Tempo Rei – Gilberto Gil
  7. Lonely Is The Word – Black Sabbath (homenagem a Ronnie James Dio)
  8. Catch The Rainbow – Rainbow (trecho)

BG s – canções do álbum Bryter Layter, de Nicky Drake e Heaven & Hell, Black Sabbath


P.S. - O programa teve uma alteração na sua montagem original, a pedido de um dos artistas que solicitou exclusão de uma das músicas apresentadas



http://www.thelos. org.br/site/ programa- 12.html

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MU #11

Tim no auge da fase Racional


A edição #11 do Melodia Universal traz um mini-especial sobre Tim Maia Racional, os álbuns que Tim gravou para divulgar a Cultura Racional, da qual foi membro de 1974 a 1975.


Polêmico ou não, este período traz um dos momentos mais geniais do soulman, como cantor, músico, compositor e arranjador, resultando num dos discos mais inspirados da chamada funk music brasileira. Não confundir o funk tradicional com o ritmo que embala os bailes atuais do Rio de Janeiro.


Mais do que falar sobre os confusos ensinamentos do Racional, este programa volta um pouco à sua origem de blog (www.adensantos.blogspot.com) que é mostrar as diferentes formas que a inspiração espiritual pode influenciar a obra musical de determinados artistas.


Em outra parte, o Melodia segue sua trajetória de encontrar boas mensagens em todos os segmentos musicais; esta semana o extinto New Radicals dá as caras com uma das músicas sobre juventude mais cativantes e envolventes dos últimos anos, sendo utilizada nas trilhas sonoras de dois filmes: Clic, que assistimos recentemente e da minha animação preferida- Surf´s Up- aqui no Brasil traduzida como Tá Dando Onda.


No final um depoimento interessante de Vitor Cesar Furlan Mello a respeito de rituais e símbolos, extraído de uma conversa regada a um ótimo vinho do porto.


Meu objetivo, daqui por diante, é realizar programas mais curtos e ampliar a antena que busca músicas interessantes em novos grupos e artistas, sem jamais deixar de lado toda a boa tradição do que já vivemos até aqui e trazer depoimentos de pessoas que tenham algo (melódico) a dizer...


Envolva-se na Melodia Universal…


SET LIST

1. Sincero - Lulu Santos
2. You Get What You Give - New Radicals
3. You Can Get It If You Really Want - Jimmy Cliff

4. A História Como Ela é - Vertical Bonanza ( trecho )

5 .Especial Tim Maia Racional - neste trecho do programa foram usados depoimentos exibidos no programa Por Toda A Minha Vida, da TV Globo.

Imunização Racional (Que Beleza) / Energia Racional / Leia o Livro Universo em Desencanto / You Don´t Know / Rational Culture

Let´s Have a Ball Tonight (do álbum Tim Maia Em Inglês, 1978)

6. Hallellujah - Jeff Buckley


http://www.thelos.org.br/site/programa-11.html