sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MEMÓRIA VOCAL BRASILEIRA


Lúcio Ciribelli Alves (Cataguases, 28 de janeiro de 1927Rio de Janeiro, 3 de agosto de 1993) foi um cantor e compositor brasileiro.


Chauki Maddi, de nome artístico Tito Madi (Pirajuí, 18 de julho de 1929) é um cantor e compositor brasileiro.

Levando adiante a série que relembra valiosos cantores da música brasileira nos anos 1950 e 1960, trago aqui Lúcio Alves e Tito Madi.

Vozes tão marcantes quanto importantes no desenvolvimento do canto brasileiro que passou a contemplar a colocação da voz em uma canção e não somente a potência, fator este que marcou a MPB nos seus primórdios até os anos 1940, aproximadamente.

Para interpretar uma canção não seria mais necessário ter um vozeirão como Francisco Alves ou Vicente Celestino. Com um instrumento restrito, mas muito bem colocado, cantores como os barítonos Dick Farney e Lúcio Alves, abriram as portas para a entrada de João Gilberto, a Bossa Nova e tudo o mais que veio na linha evolutiva da música do Brasil, influindo diretamente no canto de nosso maior cantor: Roberto Carlos.

Destaco também a qualidade dos arranjos e gravações deste período, apesar de todo o limite de canais e recursos, em relação ao que podemos utilizar num registro nos dias de hoje. Possivelmente devemos isso ao fato dos estúdios possuírem orquestras próprias e maestros tradicionais elaborando os arranjos, além da qualidade dos microfones utilizados na captação de orquestra e voz.

Difícil dizer se os músicos eram melhores ou não. Hoje temos muito maior acesso a tudo o que se refere a este segmento; desde instrumentos até equipamentos técnicos, mas deixamos muitos quesitos qualitativos de lado e os estúdios, que hoje podem ser apenas uma minúscula sala, já raramente produzem trabalhos empolgantes em termos de sonoridade.

Muita coisa mudou, mas as maravilhosas gravações de Lúcio e Tito Madi ainda podem ser ouvidas. Existem discos deles em catálogo nas raras e boas lojas de música.

Segue um link de um site onde podem ser encontrados importantes discos deixados por eles. Lembro, para finalizar, que Tito Madi ainda está vivo e lançou há poucos anos o álbum Ilhas Cristais.


http://loronix.blogspot.com/