segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MU # 10 BYE BYE 2011

Todo final de ano é a mesma coisa: intensifica-se a busca pela felicidade visível. Filas e congestionamentos intermináveis, repletos de pressa, agressividade e um sentimento intenso de que algo precisa ser buscado. 

Sejam merecidas férias, comprar o máximo de produtos, presentes para demonstrar afeto e cumprir as obrigações sociais, afinal, ser bem sucedido socialmente é gastar, gastar e gastar para se ter o máximo e ostentar o máximo também, como se a felicidade exterior e as rígidas agendas de compromissos fossem suficientes para preencher o imenso vazio interior que habita o “coração” do ser humano das grandes cidades.

Não que todos sejam superficiais e infelizes e que usufruir do dinheiro ganho com trabalho seja um problema, nada disso. O Eclesiastes mesmo nos convida a gozar a vida com o fruto do nosso trabalho, bem antes do surgimento das "religiões"...

Neste último Melodia Universal de 2011 falo do Natal e do final de ano, como não poderia deixar de ser, mas sem as ênfases religiosas, visto que não acredito nelas, mas faço questão de respeitar cada pessoa que opte por qualquer uma que seja.


Por outro lado, existe a espiritualidade integral do ser humano que não o separa do meio que ele vive, não o engessa em datas convencionadas e nem faz do ritual algo maior do que aquilo que é ritualizável. Pode ser vivida em todos os nossos atos e não somente em um local específico.

No programa, canções de Roupa Nova, João Gilberto, George Harrison, dentre outras que você confere clicando no link ao final do post.

Penso que é mais do que chegado o tempo do Natal ser vivido com uma época de amor e solidariedade e não como uma avalanche consumista escorada em cima de uma data equivocada, visto que não há evidência de Jesus ter nascido nesta época do ano. Para fazermos o que Ele nos pediu não há necessidade de carregar bandeira nenhuma, apenas sermos sinceros conosco, com as pessoas e pautarmos nossas atitudes pelo Amor.

                                   tentando enxergar além das aparências                                                                                                                                          

Parece simples...e pode ser mesmo, embora simples não signifique, aqui, fácil !

Feliz Natal e ótimo 2012 a todos que tiveram a curiosidade, o carinho e a intenção de me acompanhar até aqui. A todos aqueles que marcam suas posições, o meu máximo respeito e o meu mais humilde e reverente MUITO OBRIGADO !

Nos vemos em 2012...