segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

JESUS, O FENÔMENO- SÃO LUIS PARTE 1



"Me vê um Jesus, aí!"


“ É desse jeito que o maranhense pede o seu refrigerante preferido. Tão típico quanto a cultura do bumba-meu-boi no Estado, o emblemático guaraná Jesus tem coloração cor-de-rosa, gosto de canela e cravo e é muito, muito doce.


Fenômeno de vendas sem ter praticamente nenhuma verba publicitária (a bebida só é distribuída no Maranhão), desafia os conceitos de marketing e, agora, está fazendo até a todo-poderosa Coca-Cola, que negocia a compra do produto, se render aos seus encantos.


O refrigerante tem um slogan que a acompanha há décadas e que até hoje é estampado nos rótulos: "Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa".


Mas que refrigerante é esse, que chega a ser motivo de orgulho para os maranhenses e todo visitante é sempre convidado a provar?


Para quem não é do Maranhão, o que mais chama a atenção é a cor. Se não estivesse em uma garrafa de refrigerante, poucos diriam que se trata de uma bebida. O nome também pode soar inconveniente. Mas, no Maranhão, quem gosta de refrigerante não troca um copo de guaraná Jesus nem por dois litros de Coca-Cola bem gelada.


A fórmula do refrigerante, com sua coloração rosa e garrafa retrô, é a mesma criada em 1920 num laboratório de fundo de quintal em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, ateu e comunista, que acabara de importar uma máquina de gazeificação.


"O pessoal do Maranhão é louco por Jesus. Não é exagero dizer que aqui quando se fala em Jesus se pensa primeiro no guaraná do que no Cristo", afirma o publicitário Fábio Gomes, neto do criador do Jesus.


"Pelo que consta, quando o meu avô criou a fórmula, ainda não existia nenhum refrigerante no Brasil. Nessa época, já existia a Coca-Cola, mas ela ainda não havia chegado nem a Nova York", afirma Fábio Gomes, que também é produtor de cinema e acabou de filmar no Maranhão "O Dono do Mar", baseado em obra homônima do ex-presidente e ilustre maranhense, José Sarney.


"Aliás, assim como a logomarca Coca-Cola foi feita a partir da assinatura do seu criador, a logomarca do Jesus nasceu da assinatura do meu avô", completa. “


(Extraído de http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2001/12/12320.shtml )


Em breve passagem por São Luís, tive a oportunidade de experimentar o Guaraná Jesus, e só posso dizer uma coisa :

Jesus é realmente único !!!


Aden Santos

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

VAI PASSAR ?


Vai passar nessa avenida um samba popular

Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar

Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais

Que aqui sangraram pelos nossos pés

Que aqui sambaram nossos ancestrais


Num tempo página infeliz da nossa história,passagem desbotada na memória

Das nossas novas gerações

Dormia a nossa pátria mãe tão distraídasem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações


Seus filhos erravam cegos pelo continente,levavam pedras feito penitentes

Erguendo estranhas catedrais

E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz

Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval,o carnaval, o carnaval

Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos

O bloco dos napoleões retintos e os pigmeus do boulevard


Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar

A evolução da liberdade até o dia clarear

Ai que vida boa, o lerê,ai que vida boa, o lará

O estandarte do sanatório geral vai passar

Ai que vida boa, o lerê,ai que vida boa, o lará

O estandarte do sanatório geral vai passar
Lembro bem quando comprei este vinil do Chico: era 1984 ! O Brasil vivia a ilusão das Diretas Já.
Política é o fim !
Depois disso parei de ouvi-lo por mais de vinte anos. Recuperei o gosto pela sua obra em 2007, ainda bem; Chico é fera !
A letra de "Vai Passar", parceria inspirada com Francis Hime, parece que foi escrita hoje.
Basta lembrarmos das "tenebrosas transações" feitas, não mais no escuro da ditadura, mas no claro da falta de vergonha na cara que assola o Brasil há tanto tempo.
Para não revirar o estômago com mensalões, acordos judiciais espúrios e tramóias mil que nos subjugam e amedrontam, vamos ouvir um pouco de música.
Abraço a todos !

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

...PORQUE SER FELIZ É PRECISO...




Clóvis, Nanci, Aden, Mauro, Guga, Paulo Arruda (atrás), Guilherme, Josué e "Capitão" Amorim.

Virada de ano. Adeus 2007. Viva 2008. Num lapso de segundos muda o calendário, mas o que pode mudar dentro de cada um de nós ?


Não sei. Só sei que pela primeira vez em 37 anos consegui virar um ano do jeito que eu gosto: tocando.

Tocando guitarra, violão de nylon Ovation (um antigo sonho realizado com apoio do amigo Marcello), violao de doze (ou seria onze ?) cordas, baixo e cantando canções alegres e eternas; várias do Tim Maia, algumas do Jorge Ben, reggaes e canções brasileiríssimas.


E em tão agradável companhia, que, poucas vezes consegui unir a atividade perfeita (a música) com dedicação, superação, amizade, respeito e admiração mútua aos músicos e convidados presentes.

Na trajetória irregular da minha profissão fiz alguns duetos inesquecíveis: gravei cantando com Rita Lee, cantei e toquei com Jorge Ben Jor, entre outros. Dentre estes duetos marcantes para mim, certamente cantar Ilegal, Imoral ou Engorda, de Roberto e Erasmo com a Nanci foi algo incomparável; cantar Primavera com os vocais dela e o do Maurão foi luxo puro.

Fora tocar com o Guga (lá se vão quase trinta anos), o Clóvis e os metais em brasa !

Espero que estes, e outros encontros sejam constantes neste ano que entra.


Desejo que 2008 seja o ano da felicidade; o ano em que temos nova oportunidade de jogar fora todas as mágoas inúteis de nossos corações e construir muito a nossa volta.

Cada um com a sua luta individual, mas construindo sempre, sem olhar para os lados, para os defeitos e falhas alheias mas procurando entender e superar as nossas, com amor, com verdade e sinceridade e, principalmente com propósito e gratidão a Deus, Aquele que nos ofereceu a vida.

Viva a música e viva a vida porque ser feliz é preciso...

Aden Santos