segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

JESUS, O FENÔMENO- SÃO LUIS PARTE 1



"Me vê um Jesus, aí!"


“ É desse jeito que o maranhense pede o seu refrigerante preferido. Tão típico quanto a cultura do bumba-meu-boi no Estado, o emblemático guaraná Jesus tem coloração cor-de-rosa, gosto de canela e cravo e é muito, muito doce.


Fenômeno de vendas sem ter praticamente nenhuma verba publicitária (a bebida só é distribuída no Maranhão), desafia os conceitos de marketing e, agora, está fazendo até a todo-poderosa Coca-Cola, que negocia a compra do produto, se render aos seus encantos.


O refrigerante tem um slogan que a acompanha há décadas e que até hoje é estampado nos rótulos: "Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa".


Mas que refrigerante é esse, que chega a ser motivo de orgulho para os maranhenses e todo visitante é sempre convidado a provar?


Para quem não é do Maranhão, o que mais chama a atenção é a cor. Se não estivesse em uma garrafa de refrigerante, poucos diriam que se trata de uma bebida. O nome também pode soar inconveniente. Mas, no Maranhão, quem gosta de refrigerante não troca um copo de guaraná Jesus nem por dois litros de Coca-Cola bem gelada.


A fórmula do refrigerante, com sua coloração rosa e garrafa retrô, é a mesma criada em 1920 num laboratório de fundo de quintal em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, ateu e comunista, que acabara de importar uma máquina de gazeificação.


"O pessoal do Maranhão é louco por Jesus. Não é exagero dizer que aqui quando se fala em Jesus se pensa primeiro no guaraná do que no Cristo", afirma o publicitário Fábio Gomes, neto do criador do Jesus.


"Pelo que consta, quando o meu avô criou a fórmula, ainda não existia nenhum refrigerante no Brasil. Nessa época, já existia a Coca-Cola, mas ela ainda não havia chegado nem a Nova York", afirma Fábio Gomes, que também é produtor de cinema e acabou de filmar no Maranhão "O Dono do Mar", baseado em obra homônima do ex-presidente e ilustre maranhense, José Sarney.


"Aliás, assim como a logomarca Coca-Cola foi feita a partir da assinatura do seu criador, a logomarca do Jesus nasceu da assinatura do meu avô", completa. “


(Extraído de http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2001/12/12320.shtml )


Em breve passagem por São Luís, tive a oportunidade de experimentar o Guaraná Jesus, e só posso dizer uma coisa :

Jesus é realmente único !!!


Aden Santos

2 comentários:

Mr. Wait disse...

Eu, curiosamente, também já experimentei Jesus... o guaraná.
No entanto, confesso, duplamente motivado, que o Original é infinitamente melhor: sem corante, sem conservante artificial, sem gás efêmero. Ao contrário, reúne as sete cores em uma, proporciona um refrigério sem igual, mata a sede por toda a Eternidade.
Eu recomendo: Jesus é único!

Abraços,
Marcelo

Guga disse...

Muito legal a experiência de "provar" Jesus...rs...Mas, assim como ele, vc. também é único! Gosto muito deste blog...
Fui,
guga