domingo, 17 de maio de 2009

NUVENS- TIM MAIA

Minha predileção e amor pela música de Tim Maia é algo que me acompanha desde a adolescência, desde que uma das minhas avós comprou o disco Tim Maia, de 1980, aquele que tem a versão original de "Eu e Você, Você e Eu (Juntinhos)".

Na época, com 10 anos, não entendi muito bem aquele som que alguns anos depois, por volta dos 13, me faria completamente a cabeça.

Fui a vários shows de Tim e, por sorte minha, ele também. A maioria deles, memoráveis. Lembro-me de um no antigo Palace, em Moema (SP), em 1986. Banda afiadíssima, firme. Tim cantando tudo, muito.

Sua morte me entristeceu muito. No dia da notícia estava em estúdio gravando a faixa Tocaia, do meu CD Meu Bem. Dediquei a musica a ele.

Não tenho luxos. Alguns vícios. A coisa que mais gosto, em termos materiais é música. Colecionava LPs, depois CDs, DVDs. Quando gosto de algum artista de modo especial, quero ter todo o material disponível.

Ter a discografia completa de Tim Maia não é tarefa fácil.

Sua relação com as gravadoras sempre foi turbulenta. Qualquer oportunidade deve ser aproveitada. Desta forma, sempre atento a relançamentos e pesquisando sua vasta obra consegui ter todos, exceto por dois (até então): Nuvens, de 1982 e Dance Bem, de 1990.

Pois é, encontrei o Nuvens. Disco maravilhoso de 1982, absolutamente independente e desconhecido.

Muito poderia ser escrito sobre este disco, mas certamente quem gosta de Tim, já leu a biografia "Vale Tudo", escrita por Nelson Motta. Este livro é extraordinário e conta (quase) tudo sobre o modo Maia de viver.

Vou transcrever uma frase de Tim- está no livro- que tenho como perfeita para definir o que significa o trabalho musical feito de maneira independente:

"É como quando você está com aquele tesãozinho e pensa em chamar uma puta, mas não quer gastar dinheiro. Você não chama a puta, toca uma punhetinha, goza e não paga nada-mas também não come ninguém. A produção independente é mais ou menos isso."

Ele sabia de tudo.

Este disco, Nuvens, não possui (pelo menos por enquanto) master. A versão em CD foi masterizada a partir de um vinil da Vitória Régia Discos e desapareceu logo após a primeira prensagem. Foi o único dos relançamentos que não comprei na época e me arrependi. Só tinha encontrado na net em taxas lamentáveis para a audição.

Eis que andando pelo centrão de SP, atrás de CDs de bregas clássicos, deparei-me com esta versão em uma loja em frente as Grandes Galerias. Sim, é uma cópia do CD, mas feita a partir do CD original, o que garante a melhor qualidade possível de som.

Para quem quiser ter este disco em mp3, deixarei, por tempo limitado, um link extraído do CD em 192 kbps.

O outro, Dance Bem, só saiu em vinil, mas este ainda não encontrei, em boa qualidade, para baixar (e nem o vinil). Não me incomoda tanto não tê-lo, pois não tem a mesma qualidade musical e sonora de Nuvens e a maioria das músicas são versões eletrônicas de clássicos que não foram superados nesta edição. Porém, se alguém se habilitar em me fornecer em 192 kbps, eu agradeço muito.







2 comentários:

Tom Caramujo disse...

opa....queria muito baixar esse disco em 192, pois os outros q tem por aí na net estão com a qualidade mto baixa, será vc poderia postá-lo novamnte por favor??? valeu e parabéns pelo blog!

eu mesmo disse...

Infelizmente nao coloco mais links de discos no blog para nao infringir os copyrights.

O máximo que posso fazer é trocar arquivos, via e mail, mas trocando por algo que possa me interessar.

Aguardo por uma regulamentação a respeito desse tema.

Abraço e grato pela visita...ahh, se vc for de São Paulo, capital eu te dou o endereço de onde tem o CD para vender.