quinta-feira, 8 de abril de 2010

MU #9




MU #9 traz um especial sobre o reggae, enfocando o estilo musical criado para divulgar os princípios da religião Rastafari.


Embora seja muito difícil abordar o tema em apenas um programa, nesta edição do Melodia fazemos um vôo panorâmico, mas não superficial, aos fundamentos espirituais que conduzem essa riquíssima fonte de influências e informações musicais.


O reggae deixou de ser um tesouro exclusivo da Jamaica, a partir de 1972, e passou a fazer parte do circuito pop mundial a partir do lançamento de Catch a Fire, dos Wailers.


No programa #9 nós entendemos um pouco sobre a espiritualidade contida nas canções e os porquês (um tanto quanto peculiares e controversos) que motivam esta criação. Explicações básicas sobre o consumo da maconha, o Deus negro, a Terra Prometida dos rastas e a adoração ao Imperador Etíope Hailé Selassié.


Tudo isso ilustrado sonoramente pelas belíssimas canções do reggae e por trechos do Antigo Testamento, de onde os rastas tiram boa parte das palavras de sua música singular e completamente espiritual. Para quase todas as músicas foi feita uma pesquisa sobre as passagens bíblicas utilizadas para que entendamos a maneira como os rastas compreendem e cantam as palavras sagradas.


Um programa para curiosos, estudiosos e apreciadores de música.



SET LIST


1. Have Faith In Jah – The Wailers Band
2. The Creator – Dennis Brown
3. So Jah Seh – Bob Marley
4. Marcus Garvey – Burning Spear
5. Chant A Psalm – Steel Pulse
6. Mensagem – Cidade Negra
7. Rivers Of Babylon – Vertical Bonanza
8. Exodus/Get Up Stand Up – Santana
9. A Estrada – Cidade Negra (Hora da Audiência : Guga Machado)
10. Glass House – Peter Tosh
11. É Amor – Baby Consuelo
12. Thank You Lord – Aswad
13. Is This Love (trecho) – Carly Simon


http://www.thelos.org.br/site/programa-09.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez uma deliciosa surpresa, uma viagem super interessante e a leitura impressionate feita por você Aden! Parabéns mesmo e vamos prosseguindo no esforço de divulgar este seu trabalho que tem nos alegrado muito e nos ajudado na trilha sonora desta difícil jornada para nossa cristificação. A música para mim tem uma função muito importante como ferramenta de ajuda neste meu processo.
Obrigado mesmo viu!
Abraços deste seu admirador.