sábado, 16 de agosto de 2008

DORIVAL...


Como compositor brasileiro, não posso deixar de reverenciar Dorival Caymmi.

Sua música chegou aos meus ouvidos, ainda menino, através da recomendação de minha mãe.

Não era muito fácil encontrar vinis de Dorival naquela época...lembro que em 1984 foi lançado um belíssimo álbum duplo, comemorativo aos 70 anos de idade do músico baiano; um maravilhoso show gravado ao vivo, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Foi o primeiro dele que comprei. Ainda hoje tenho esta versão, embora já o tenha em CD também.

Dez anos depois, em 1994, numa dessas aventuras da música, estava eu no Estúdio Mosh, em São Paulo, cantando e gravando com Rita Lee a música O Que É Que A Baiana Tem ? -(para download no link ao final do post)-, no CD comemorativo aos 80 anos de Caymmi. Esta música foi um dos primeiros sucessos estrondosos do compositor, que ganhou o mundo na versão de Carmem Miranda.

O dia de gravação foi inesquecível. Muita diversão e música de primeira qualidade com a família Caymmi presente. Danilo, que toca flauta e percussão nesta versão da música, dava dicas de como dividir as sílabas na melodia e ensinava a melhor maneira de pronunciá-las. Para mim, cantar a palavra "balangandãs" nunca mais foi a mesma coisa...

94 anos são um longo tempo. Caymmi foi especialista em crônicas simples, melodias perfeitas e harmonias únicas e sofisticadas.

Lembremos com amor de uma época em que um compositor tinha a integridade de cantar: " Pobre de quem acredita/Na glória e no dinheiro para ser feliz..." (Saudade da Bahia)

Minha sincera homenagem a um dos maiores compositores e músicos brasileiros.



http://rapidshare.com/files/137769001/O_Que___Que_a_Baiana_Tem_.mp3.html

Um comentário:

Mario Ferrari disse...

EVOÉ Dorival Caymmi.
BRILHE, ESTRELA, BRILHE...

Saudações grande Aden.
Um grande Abraço!
Mario