sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TOCA RAUL !!!


Há alguns anos, “Toca Raul !” era um “bordão” muito utilizado pelo meu amigo-parceiro Daniel “Lanchinho” quando íamos assistir aos shows dos amigos pelos palcos e botecos de São Paulo.


Hoje isso é quase um jargão nacional, repetido a exaustão, de barzinhos empoeirados a grandes palcos consagrados. Até no show dos Paralamas o Herbert Vianna mandou um “viva a sociedade alternativa...” para deleite da platéia dos jovens “quase quarentões”, como eu, aliás...


Não sei se foi o Daniel que inventou isso, só não me lembro de ter ouvido alguém dizer isso antes dele.


O certo é que Raul se foi há vinte anos e a cada dia que passa, fica mais vivo. Dividendos para seus herdeiros, advogados e novas gerações descobrindo os mistérios e mágica de sua música.


Certamente Raul foi um artista um tanto à frente de seu tempo.


Possivelmente tenha nascido mesmo há 10.000 anos atrás.


Nada disso é impossível, ou mesmo explicável, quando se trata de Raul Seixas. Melhor é não tentar entender. Bom é ouvir, (re)descobrir.


Fui um adolescente fã de Raul, daqueles de usar camisetas e ter todos os vinis disponíveis nos anos 1980.


Curiosamente gostava mais da fase pós-Philips, dos discos da fase Warner. Os primeiros, apesar de gostar, me assustavam um pouco. Me identificava mais com a fase “Maluco Beleza” do que com “Gita”.


Passado tanto tempo, consigo entender que aquele artista (e ser humano) estava no seu caminho evolutivo em direção, infelizmente, ao seu fim.


Caras como Raul sofreriam muito num mundo como o de hoje, se não conseguissem transcender as suas próprias dificuldades. Não só as coisas do alcoolismo (isso é curável), mas principalmente com a integridade e profundidade das linhas que escrevia e interpretava em suas canções.


É uma pena ! Um ser humano sensível e talentoso a menos. Um pai, um marido, um filho, um amigo...se fosse meu pai preferia ele vivo, perto e bem...mas a vida, definitivamente, não é como a gente gostaria.


Deixemos de coisa e sigamos de encontro ao melhor de tudo isso: sua música !


Até porque: “ ...O que você tem pra dizer / Ouvi há cem anos atrás/ O que eu faço agora / Você não sabe mais...”


Deixa eu calar a minha boca e curtir esses CDs remasterizados, após tantos anos de silêncio de Raul em meus ouvidos.


Claro que é melhor uma obra sempre relançada do que fora de catálogo, mas a gravadora poderia disfarçar um pouco sua ânsia de ganhar dinheiro e fazer, pelo menos, um encarte-livro, com fotos, material inédito e caprichar mais nos bônus-tracks, afinal o preço de R$ 100,00 não é exatamente uma bagatela que todos podem dispor.



Toca Raul !!!!


4 comentários:

Welson Marinho disse...

Aden,
E eu que nem sabia,mesmo andando lado a lado, que vocë tinha uma história como o Raul Seixas! Isto me deu uma felicidade enorme, pois muitas vezes fui rotulado de "cafonice" por gostar de Raul, da estrutura de sua música, dos conteúdos enigmáticos que me fizeram um ser humano pensativo demais, tentando compreender a nossa existência e muitas vezes me trazendo para um consciência de como são as transações humanas para a satisfação máxima das suas necessidades egóicas. Ler a sua história foi uma sensação semelhante a história do cisne que achava que era uma pato feio...rs rs rs
YES! Foi demais!

Aden disse...

Welson...quem pode dizer o que é ou não "cafona" em termos de música ? Que fique aqui quebrado este preconceito.

A obra musical do Raul é de extrema qualidade e coerência !

Aguarde Melodia Universal#6 com destaque para ele.

Welson Marinho disse...

yes!!!!
Aí é que vou fazer propaganda mesmo... rs

Anônimo disse...

que coisa !!Parece sintonia... toda vez q penso eu um musico, aparece no melodia universal!!!rsss...
Aden, eu tbm amo o Raul, e tbm sempre me chamavam de cafona viu Welson! fique frio, mas sou tão convicta do que é bom q eu não estou nem ai... Quer ver como eu sou cafona... Eu adoro Giliard, Jessé, Peninha, Amelinha, Antonio Marcos, Taiguara, Sá e Guarabira, A cor do som, radio taxi, Maria Bethania, Magal, Ritchie, Dalton, Quarteto em Cy,Adaufo Alvez, Dick Farney,.....essa lista vai bem longe... Por isso amo vcs !!Seus cafonas... Chique é quem gosta desse monte de apito e barrulhada eletronica, e musica de uma frase só... Por isso toca Raul!!não para Raul!!! por favor.....!