quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MELODIA UNIVERSAL MEMÓRIA DICK FARNEY - PARTE 1

A primeira edição do Melodia Universal Memória traz um programa, em duas partes, com o cantor e músico Dick Farney, um dos mais importantes e influentes artistas da música brasileira.

Neste programa, além da espetacular criação musical de Dick, em todas as fases de sua carreira, procurei por depoimentos fundamentais do próprio artista e de seus contemporâneos para ilustrar o valor histórico de sua obra. Entre eles estão Lúcio Alves, Billy Blanco e o médico cardiologista Josias Cavalcanti, que trabalhou na Rádio Clube de Recife, nos anos 1950 e nos fala sobre seu encontro e admiração pelo cantor.



O intuito desta série de programas especiais é atualizar a memória das pessoas para nomes importantes da história musical brasileira.

Uma frase do pensador jamaicano Marcus Garvey diz que “um povo que não conhece sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raiz”. 

Muitos  as conhecem e tem a possibilidade de optar por aquilo que gostam ou não, mas a maioria acaba caindo no “gosto comum” pois não tem a possibilidade legítima de escolha. A única possibilidade de escolha legítima é através do conhecimento, da cultura e da educação, porém o desinteresse crônico dos governos, aliado à sanha consumista e massificadora dos meios de comunicação não contribuem para o crescimento desta possibilidade de escolha.

A internet pode fazer este papel. A paixão e amor, incondicionais, pela boa música, aquela capaz de instruir e emocionar, também. É aqui que me encaixo.

Um bom programa a todos e até a próxima semana, com a segunda parte, se o justo Deus assim o permitir.





Nenhum comentário: