terça-feira, 10 de julho de 2007




CRISTO-MARAVILHA...

“...nós gostamos de você...”.
Agora o Cristo é uma maravilha, sim, uma das sete maravilhas contemporâneas. Deus me livre de saber o lobby e o que está por trás dessa “negociação”, só sei que muito patrocínio e muitos torpedos SMS movimentaram cifras no mundo inteiro. Sabe-se lá para onde vai o dinheiro arrecadado...
De fato trata-se de bela arquitetuta e engenharia, imponente monumento, mas em tempos que o Vaticano declara ser a “Católica a única igreja de Cristo”, cabe a reflexão : agora todos querem ser o “pai” do Cristo.
Estou varrendo as Escrituras tentando encontrar onde o próprio Cristo, outrora assassinado pelos próprios conterrâneos, declara : “a minha igreja é a católica”, ou “sejais católicos” ou “em verdade vos digo: sejais evangélicos”.
Pelo que consta nos textos, encontro o mandamento : “ Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, como Eu vos amei. “, também existe uma interessante passagem que diz : “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça” (Mateus 8:20) devastadoramente completado pelo conselho final ao jovem rico : “ Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres...” ( Mateus 19:21 ).
Isso nos faz observar o quanto as “autoridades espirituais” estão distantes do que nos ensinou o Cristo.
Ele não nos ensinou a termos hierarquia, não nos ensinou a viver em luxo nababesco enquanto a fome avassala a humanidade, não nos ensinou a entrar em outros países com dinheiro não-declarado, não nos pediu para vivermos enclausurados em celibato hipócrita para tornarmo-nos aberrações sexuais, enfim, não nos pediu sacrifícios e nem que fôssemos filiados a nenhuma religião ou “sindicato”; ao contrário, nos deixou uma carta perfeita de Ética – o Sermão da Montanha , em Mateus 5 – sumariamente ignorado pelos religiosos e esquecido pela “evolução e progresso” dos seres humanos. Ninguém precisa ser expert, apenas saber ler, e a leitura das Escrituras Sagradas, outrora proibida pela própria Igreja Católica é questão de curiosidade individual de cada um.
Mas isso tudo está previsto desde o início, pois Deus nunca falhou e comprova isso na passagem de Mateus 15:8-10 :

“ Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. “

Como podemos ver, o Cristo transcendeu a religião e mais do que isso, não fundou nenhuma. Já estaria mais do que na hora de largarmos o jardim da infância e procurarmos fazer a nossa parte, coisa que nenhum padre, nenhum pastor, nenhum babalorixá, nenhum rabino poderá fazer por nós.
Parafraseando Ghandi : “ ...o Cristo sim, o cristianismo, jamais...”

Aden Santos

Nenhum comentário: