quarta-feira, 29 de agosto de 2007

AS MÚSICAS DO SEU CORAÇÃO...

Vertical & The Frogs, março de 2007.


Capa do CD Santa Música, de Erasmo Carlos, de 2003. Um dos seus melhores e quase ignorado pela indústria brasileira do entretenimento.

A música é sagrada.

Digo isso de maneira enfática e embasada nas mais espiritualizadas linhas da história da Humanidade.

Além de tudo o que ela pode fazer de transformações sociais e de costumes pela vida das diferentes gerações de pessoas entre séculos vividos, a música já foi receita para “acalmar” o rei Saul, que ao se sentir angustiado e atormentado mandava chamar o jovem Davi para tocar harpa para ele. Era a única solução para as crises demoníacas do conturbado rei.

Não cansamos de encontrar nos salmos, referências aos músicos, aos instrumentos e ao poder especial deste “novo cântico” oferecido a Deus como gratidão, como honra e como alegria. Os que mais gosto: 40, inclusive nome de uma música do U2, e o 33 que diz, de maneira quase didática: “...Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo...”

Podemos afirmar que não está determinado para fazermos “de qualquer jeito” ou com “qualquer intenção”. Também não venha me classificar como religioso por isso, pois a música transcende qualquer visão religiosa. A música é uma expressão interna profunda presente no nosso dia-a-dia, mais do que um ritual ou um culto, seja ele umbandista (os tambores), budista (os mantras), rasta (o reggae), evangélico (os “pastiches” enfado/musicais) ou católicos (a eterna ladainha tristonha), ela é expressão, é união, é alívio, é alegria, é vida, é movimento. A música, assim como Deus, é !

Quais músicas estão no seu baú afetivo ? Quantas delas estão presentes na sua história de vida ? E por que, então, o simples ato de se fazer música, boa, com qualidade e com sinceridade (ou júbilo ?) não é o que determina a longevidade das carreiras e dos espaços para exposição das obras, por um todo, com igualdade, com democracia ? As concessões de rádio e TV não são públicas ? As pessoas são idiotas, por isso, a maioria da população não conhece Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Marcos Valle, Baden Powell ? - Hum, essas questões estão ficando muito complexas... –

Há alguns dias, um amigo me disse a respeito das músicas que faço: “Seu som parece daquela época em que “neguinho” fazia música pela música e não pensando em emplacar primeiro no mercado ou fazer sucesso fácil.”

Me senti muito bem, pois ele captou a essência, mas me senti um fóssil também , pois possivelmente por essa ótica de quem conhece o meio da música, as canções e as mensagens que procuro colocar nas músicas ficarão restritas a um grupo de amigos que busquem por algo novo.

Não me dei, ainda, por vencido, pois acredito na transcendência das coisas e nos “milagres”; apesar da (in)cultura brasileira e das regras, vamos dizer aqui, nebulosas do mercado musical, ainda dá para conhecer a música de parte dos compositores citados ali em cima e, por que não, as novidades quentes de uma geração que não faça da atitude, da “contemporaneidade” e da honestidade meras bandeiras de marketing.

Para ouvidos interessados, duas canções, uma da safra inédita Aden Santos & Daniel Lanchinho- Músicas do Seu Coração -, uma homenagem aos tempos que se “fazia música pela música” e a outra da safra premiadíssima Erasmo Carlos, aqui sem o Roberto – Santa Música – que talvez expresse um pouco o que significa a música para a vida de muitas pessoas, incluso eu nesta lista de pessoas.

Selecionar o que entra no nossos ouvidos (e olhos) é algo a que nós temos direito e obrigação fazer. Não vamos mais deixar que façam isso por nós, com o risco de ficarmos com as nossos cérebros e existências danificadas por entulho esgoto/cultural.

http://www.badongo.com/file/4194186 - Músicas do Seu Coração

http://www.badongo.com/file/4194214 - Santa Música




Aden Santos


Um comentário:

Guga disse...

Fala, meu brother ! Então, estes posts estão se tornando mais um "manifesto cultural"...E eu acho bom isto...Fazer pensar, se posicionar com equilíbrio...Então, eu pensaria em divulgar a cada novo post. Não tem nenhum mecanismo do próprio site que nos avisa sobre isto? Se não, divulgue via nossa "rede de contatos" e também pelo orkut. A internet por incrível que pareça é meio "lenta" no início. Mas depois que "pega"...Continue a estimular a leitura de todos, e se quiser uma força, "eis-me aqui"...