segunda-feira, 20 de agosto de 2007

" É PRECISO "SALVAR" DEUS DAS RELIGIÕES..."

Com respeito a tudo tem sido feito pelas igrejas e religiões visando trazer o Homem para mais perto de Deus, muitas idéias interessantes têm vindo de setores variados de experiência humana.

Mais do que defender pontos de vistas e “doutrinas”, algo certamente fadado ao separatismo, exclusão ou limitações, surgem, cada vez mais, pensamentos que visam diferenciar Deus das religiões, e não retratar, exclusivamente, “o” deus de cada religião.

A experiência com Deus não está restrita a este ou aquele lugar, pois não há lugar onde Deus não “esteja”, não há nada “fora” da idéia de Deus. Deus é tudo, e este “tudo” não isola somente as boas aventuras. Tudo o que existe é manifestação de Deus; e necessário é transcender a limitada compreensão humana do “deus bonzinho” ou do “deus castigador”.

Acrescento a este argumento o fato de Jesus jamais ter tratado sobre religião nas suas mensagens a todos nós. Sua proposta é muito maior do que a observação de meros rituais e procedimentos de calendário. A palavra deixada pelo Cristo é para cada um, individualmente, fazer sua viagem de transcendência, sem necessidade de intermediação, “apenas” : ...tendo os olhos direcionados em Jesus, autor e consumador da nossa fé...(Heb 12:2).

A teologia nos trouxe à compreensão boa parte das propostas das Escrituras, mas não todas, pois uma parte é resultado de uma busca profunda e da pura experiência com Deus. Há coisas que pouco se explicam, pois foram destinadas a serem vivenciadas, sem teorias, sem dogmas, sem regras e sem hierarquias. Por este aspecto é preciso “salvar” Deus das religiões, por menos sentido que isto, de fato, faça.

Recorrendo mais uma vez à arte como expressão espiritual, deixo uma sugestão muito bacana: o álbum duplo Theology, da cantora irlandesa Sinéad O' Connor.

Sinéad se diz católica mas muito interessada no conhecimento de outras religiões, especialmente o Rastafarianismo, Hinduísmo e o Judaísmo, mas acima de tudo isso, afirma ser mais uma “pessoa que ama a Deus” do que uma pessoa que ama alguma religião, pois acredita que Deus e religião são duas coisas distintas.
Este amor a Deus a fez, em 1992, no programa Saturday Night Live, da TV Americana, lançar fora uma foto do Papa João Paulo II, em protesto aos escândalos de pedofilia encobertos pela Igreja Católica, fato que lhe causou vaias e perseguições, além de um afastamento voluntário de uma carreira comercialmente muito promissora na época.

Lançou em 2005, o álbum Throw Down Your Arms, todo voltado para o reggae e o Rastafarianismo, os quais tratarei em outro post. Este novo, Theology, fala especialmente sobre o Velho Testamento, com temas como: “Jeremiah”, “Isaiah (If You Had a Vineyard)”, “Psalm 33” e “Psalm 137 (Rivers Of Babylon)”, música que tocamos no último show de reggae do Vertical & The Frogs, na Thélos ACC.

Com o auxílio luxuoso dos links que o amigo Lanche enviou, ofereço a quem quiser buscar mais informações na fonte, uma entrevista com a cantora e o disco todo para download, garantindo que se trata de música de primeiríssima qualidade, não uma música religiosa, mas uma música para Deus.

Entrevista : http://www.beliefnet.com/story/220/story_22049.html

Disco : http://www.opus666.com/sinead-oconnor-theology/

Para concluir, envio também uma música inédita da safra Aden Santos & Daniel Lanchinho :
O Q Chamamos Deus

http://www.badongo.com/file/4101303

Saudações musicais a todos !

3 comentários:

Anacris disse...

Caríssimo hermano,
É isso mesmo, cada dia vivencio mais essa problemática - aqui no velho continente também: Deus "nao combina" nada com as religioes que o querem enquadrar nos humanos interesses. Já nao basta tentar definir o indefinível, ainda o querer adaptar Seu Plano ao que conforta... Um Gottes Willen! - como se diz aqui no país de Lutero, que recebeu a conquista dele, mas ficou na sua limitacao também.
E... nao poderia deixar de elogiar: esta cancao é muito singela e me fala ao coracao de maneira especial. Deus te abencoe cada vez mais neste talento e use a rica parceria com o Daniel e outros, pois sabemos o quanto outras vidas nos enriquecem nesta Caminhada.
Quanto à Sinead, ainda nao ouvi o disco, mas quer saber de uma curiosidade? Ela nasceu exatamente no mesmo dia e ano que eu...rs. Bjks+++ ;-D

Aden Santos disse...

Obrigadíssimo por dedicar parte do seu tempo, lendo e escrevendo para mim.
Penso que parte da nossa caminhada pode ter relação com isso: derrubar condicionamentos para levar pessoas, como nós, para mais perto de Deus, mas não é tão fácil, pois a tendência do ser humano é cair num ciclo cômodo de condicionamento, repetição e diluição...bom...se for isso. somente Ele irá nos dizer.
Veja se encontra a Sinéad por aí e bate um papo com ela, certamente ele terá interesse em te ouvir...rs...
Beijão !!!

Anacris disse...

Condicionamentos, rotinas... pois é, uma luta incessante que comeca vitoriosa em um movimento como este do Melodia Universal, por ex. - e em participar.
Ah, por sinal, já ouvi o disco da Sinéad, muito interessante mesmo. Certamente, se houver oportunidade, procurarei fazer a minha parte em compartilhar o que temos recebido.
As oracoes que pedimos a vocês sao neste sentido: que as portas nos sejam mostradas, afinal a primeira Graca é Visao. Em seguida Forca e Sabedoria para agir... a suma do nosso Creador, verdade?
Bjks+++ ;-D